Homenagem Aprovada por SSF/RIO

 

Sociólogos sem Fronteiras em Rio de Janeiro SSF/RIO presta sua homenagem ao implementador do ensino de sociologia em nível médio no Brasil: o ex-governador André Franco Montoro [1916 – 1999].

 

Sociólogos sem Fronterias SSF/RIO registra haver sido sob o governo eleito de André Franco Montoro que a disciplina de Sociologia é incluída entre as matérias da parte diversificada nos currículos das escolas estaduais de segundo grau.

Cabe notar que, ao posicionar-se em favor do ensino da sociologia, autorizar e determinar a inclusão dessa disciplina nos currículos de segundo grau, Franco Montoro impôs seu prestígio e influência como Governador eleito de São Paulo (1982) na primeira eleição direta para o cargo após vinte anos.

Desta forma, não só fez valer a Lei Nº 6.888 (Dezembro de 1980, que reconheceu a profissão), mas assumiu a responsabilidade política executiva pela legitimidade, serventia e urgência da nossa profissão, tornando viável e efetiva a sanção presidencial do Decreto nº 89.531, de 05 de abril de 1984, que regulamenta a profissão de sociólogo.

Neste sentido, o saudoso ex-governador do Estado de São Paulo, André Franco Montoro pode ser considerado benfeitor da profissão de sociólogo. Sua atuação pioneira pela indispensabilidade pedagógica da sociologia valorizou o alto nível desta profissão.

Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro, 17 de Junho 2012

***