Sociologia Pública

Sociólogos sem Fronterias SSF/RIO faz sociologia pública, defende a realidade da sociedade e do indivíduo, e desenvolve uma resposta sociológica para desmontar a representação neoliberal de que a sociedade não passa de uma coleção de indivíduos arrastados pelas expectativas de ganhar mais.

Depois que Margaret Thatcher questionou o modelo de Bem-Estar, no contexto da queda do muro de Berlim, inaugurando os anos noventa, e sustentou que se deve proteger o sistema financeiro e não os direitos sociais difundiu-se muito a retórica neoliberal de que a sociedade não existe, mas só há mercado.

Essa retórica não somente valoriza o antigo atomismo social como filosofia que reduz a sociedade a uma coleção de indivíduos sem ligação funcional, mas pendura essa filosofia às expectativas de mercado.

Em face das concepções atomistas em certas disciplinas psicológicas surge a proposta de fazer sociologia pública  através dos debates neste Forum. Desejamos esclarecer que o indivíduo e as relações humanas e sociais não são identificados ao sistema nem se reduzem à busca de vantagem diferencial que caracteriza o mercado e a hierarquia das desigualdades de posição econômica.

***

Para postar tópicos para debate nesta Webpage basta ter uma conta em WordPress e preencher o formulário para contato que será acolhido como autor.

Contact-form