Artigo 1: Materiais para Debates de Sociologia (Março de 2012)
Este documento é a versão original do Planejamento de Sociólogos sem Fronteiras para sua participação na Cúpula dos Povos em 17 de Junho de 2012 no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro (centro).

Trata-se de material para um taller ou oficina de sociologia, com orientações para um plano de debates e sugestões de tema, com textos para subsídio voltados para uma reflexão crítica sobre o problema sociológico das desigualdades sociais.

O texto se encontra arquivado junto à Editora Bubok, Madrid, Espanha

***
Linhas básicas das oficinas
Tema eixo:
Sociologia e Solidariedade
As oficinas em pauta compartilham a aspiração em contribuir para  relacionar as questões ecológicas, sociais e democráticas, diante das orientações conservadoras que não alteram o status quo nem tocam no modelo produtivista e consumista que já esgotou a capacidade de recarga do planeta.
O problema da relação entre sociologia e solidariedade, como vocação de sociólogos, será debatido sob os diversos aspectos e questões que suscita, e teremos em vista a subjetividade, a dominação e a emancipação. Nos resultados de nossas atividades, pretendemos chegar a uma conclusão que tenha aplicação nos princípios de Responsabilidade Universal.

***

Leia também em complementação:

Os Níveis da Consciência Alienada na teoria do fetichismo da mercadoria em Karl Marx

***

Leia também em complementação:

A Utopia do Saber Desencarnado, a Crítica da Ideologia e a Sociologia do Conhecimento.

***

ARTIGO 02 (Enlace)

Os Tempos Sociais, a Sociologia e a História

Artigo por Jacob (J.) Lumier publicado no Leiturasociologica’s Weblog

Nota: A fim de contribuir com a reflexão coletiva atual sobre os movimentos sociais, notadamente, Occupy Wall Street, e tendo em vista a revalorização do ponto de vista da história social com sua compreensão sociológica ultrapassando a historiografia institucional, estou publicando neste blog alguns fragmentos extraídos do meu livro “A Ideia Tridimensional em Sociologia”, ISBN : 978-84-9009-129-6; http://www.bubok.es/libros/205734/A-Ideia-Tridimensional-em-Sociologia

***

ARTIGO 03 (Enlace)

Contribui para a atual reflexão sobre a vocação da sociologia para a solidariedade.

“O Sociólogo e o Utilitarismo: Notas sobre Durkheim e o altermundialismo”

A oposição de Durkheim à doutrina eudemonista do utilitarismo interessa à crítica ao produtivismo exercida pelo altermundialismo. Em sua obra, essa oposição a qualquer absoluto eudemonista não é episódica, mas fundamental à sociologia da vida moral fundada por ele, cujo desenvolvimento, porém, exige tomar em consideração o aporte de seu continuador Georges Gurvitch.

Este artigo foi anteriormente publicado e está acessível em versão anterior na página Reflexão e Crítica, no OpenFSM.

Leia também Tópico 09: Ecologia e Crítica ao Produtivismo

***

ARTIGO 04

Crítica aos Paradigmas de Localização

Reflexão crítica às orientações centradas nas categorias de posição e movimento, visando dimensionar o alcance da mirada sociológica diferencial.
Efetivismo e Sociologia (Comunicação ao Congresso da OEI-2010)